A Justiça Eleitoral do Piauí realizou, na noite desta sexta-feira (13), a diplomação dos candidatos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador no município de Aroeiras do Itaim. A cerimônia ocorreu no Auditório do Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, e foi presidida pelo juiz eleitoral da 10ª Zona, Adelmar de Sousa Martins.
Entre as autoridades presentes estavam o desembargador Agrimar Rodrigues; a chefe do cartório da 10ª ZE, Catarina Eletice; o chefe do cartório da 28ª ZE, Luís Borges; e o advogado Elianderson Moura.
O empresário Marciano Macedo (PSD) e Zênio Neves (PSD) foram diplomados para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, após conquistarem 2.211 votos (54,15% dos votos válidos) nas eleições de 6 de outubro. A vitória marcou o fim de 20 anos de domínio da família De Deus na política local, dando início a um novo ciclo de governança em Aroeiras do Itaim.
Em seu discurso, Marciano Macedo reafirmou o compromisso com a população e destacou as prioridades de sua gestão, especialmente na área da saúde. “Aroeiras do Itaim é uma cidade que tem várias prioridades e a partir do dia 1º vamos começar com a saúde, com médicos todos os dias para atender a população, fazer reforma nas UBS e nos postos de saúde. Diversos outros projetos que já temos em mente estão em andamento. Vamos reconstruir e fazer de Aroeiras o melhor para a população”, declarou.
Durante a cerimônia, o juiz Adelmar de Sousa Martins enfatizou a relevância do ato de diplomação como a confirmação de que os candidatos eleitos estão aptos a assumir seus mandatos, que começam em 1º de janeiro de 2025. “A Justiça Eleitoral é a casa da cidadania que defende o povo. Só é cidadão quem conquista seu lugar na perseverança e luta”, destacou.
Além do prefeito e vice-prefeito, também foram diplomados os nove vereadores eleitos: Zenim, Louro Pio, Zoneide Macedo, Chagas, Mamô, Manim de Silvia, Lucielton, Zé Galego e Chico de Mundico. Suplentes de vereador, como Oliveira, Justino e Edilson Teixeira, também receberam seus diplomas.
Com a posse marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, a expectativa dos moradores de Aroeiras do Itaim é por uma gestão eficiente e focada em resolver os principais desafios do município. A vitória de Marciano e Zênio simboliza a renovação política e a esperança de que novas ideias trarão avanços concretos para a cidade.