A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran) deu início, nesta quarta-feira (27), a uma operação especial de fiscalização em Picos que seguirá até 2 de janeiro. O objetivo é reforçar a segurança no trânsito durante o período de fim de ano, atuando tanto na zona urbana quanto na zona rural do município. A iniciativa busca reduzir acidentes e coibir infrações, como foi feito na operação do Natal, quando 10 motocicletas foram conduzidas e mais de 40 autuações foram registradas.
De acordo com o Major Mário Pereira, comandante Primeira Companhia Independente de Policiamento de Trânsito – CIPTran, o planejamento envolve a intensificação de rondas e a integração com a Força Tática e RoCAM. “Estamos ampliando o policiamento desde o final de semana que antecedeu o Natal e agora seguiremos com ações preventivas até o ano novo. Nosso foco é minimizar acidentes e evitar infrações, tanto na cidade quanto nas áreas rurais de Picos”, explicou.
A operação também tem como prioridade coibir excessos no trânsito, como a condução sob efeito de álcool e outras infrações que colocam em risco a segurança da população. Segundo o Major Mário Pereira, a atuação integrada entre as forças de segurança visa garantir um trânsito mais seguro durante as celebrações de fim de ano.
Além das rondas intensificadas, a fiscalização será estratégica em áreas críticas, onde há maior registro de ocorrências. O trabalho preventivo tem como meta reduzir significativamente o número de acidentes e promover a conscientização dos condutores sobre a importância do respeito às leis de trânsito.