Nesta terça-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga irregular sem nota fiscal na BR-316, no município de Valença, a cerca de 100 km de Picos. Durante a abordagem, foram encontrados 1.458 pares de calçados, 976 peças de roupas e duas bolsas femininas sendo transportadas em uma caminhoneta.
De acordo com informações da PRF, o veículo era ocupado por duas pessoas, o condutor e um passageiro, e a mercadoria estava distribuída tanto no interior do veículo quanto na carroceria. Ao serem questionados, os envolvidos admitiram não possuir nota fiscal dos produtos. Uma verificação no sistema da PRF revelou que um dos suspeitos já havia sido autuado pelo mesmo tipo de infração em 2022.
Os suspeitos informaram que a carga de calçados e vestuários era oriunda de Crato, no Ceará, e tinha como destino final a cidade de Santa Inês, no Maranhão, com paradas previstas em outras localidades próximas.
A PRF constatou, a princípio, a ocorrência de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal, uma prática ilegal que pode levar à apreensão e penalidades administrativas. A Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ-PI) foi acionada para realizar os procedimentos cabíveis relacionados à irregularidade.