Os problemas causados pelas fortes chuvas que atingiram Picos no dia 14 de janeiro continuam gerando preocupação entre os moradores da cidade. Na Rua Santa Isabel, localizada no bairro Ipueiras, a situação é crítica, com relatos de alagamento que podem estar relacionados a interferências no curso de um riacho na área.
Segundo um morador do local, que preferiu não se identificar, a construção de um muro no percurso do riacho pode ter contribuído para o alagamento que afetou várias residências da rua. “A rua Santa Isabel foi atingida pelo alagamento das chuvas. Toda a situação pode ter sido ocasionada pela construção de um muro no percurso do riacho,” relatou.
Preocupados com a possibilidade de novas enchentes e prejuízos, os moradores da Rua Santa Isabel solicitaram que a Secretaria Municipal de Obras, a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil realizem uma vistoria no local. A solicitação inclui a elaboração de um relatório técnico que possa determinar a real causa do alagamento.
“A gente precisa que a prefeitura venha verificar a situação e apresente uma conclusão sobre a causa do alagamento. É importante saber se esse muro está interferindo na drenagem natural da água,” destacou o morador.
Prefeitura de Picos, por meio do Comitê de Crise Emergencial, já está ciente das demandas e continua mobilizada para atender as áreas afetadas. A Secretaria Municipal de Obras e a Defesa Civil devem incluir o local na lista de vistorias prioritárias para avaliar as possíveis causas e apresentar soluções que garantam a segurança dos moradores.