A Secretaria Municipal de Saúde de Paquetá deu início a um mutirão de combate à dengue, intensificando esforços para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti e evitar o aumento de casos da doença. A primeira comunidade atendida foi a localidade de São Rafael.
O mutirão inclui visitas domiciliares realizadas por agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos, além da remoção de entulhos e materiais que acumulam água, principais criadouros do mosquito. Em pontos críticos, há ainda a aplicação de produtos químicos para eliminação de larvas.
A ação conta com parceria de outras secretarias municipais, como as de Educação e Meio Ambiente, além do apoio da própria população, que recebe orientações sobre limpeza de quintais, armazenamento adequado de água e descarte correto de recipientes que possam servir de criadouros do Aedes aegypti.
A dengue é uma doença grave e a prevenção segue como principal estratégia para evitar complicações e óbitos. A Secretaria de Saúde reforça a importância da participação dos moradores no combate ao mosquito, evitando a proliferação do vírus no município.