A Educação de Picos se destacou, no último ano, entre os 30 maiores municípios do Piauí. A cidade obteve 70,73% no aumento de recursos.
Em relação ao ano anterior, o município subiu cinco colocações no ranking, saindo da 12ª para a 7ª posição, o que configura maior arrecadação própria e, consequentemente, maior investimento na educação municipal.
Após adaptações realizadas dentro da rede de ensino, agora o município receberá mais investimentos e terá a possibilidade de realizar inovações educacionais para melhorar, cada vez mais, o desenvolvimento do ensino na cidade.

Em 2026, todo o trabalho será voltado para estruturação das escolas e também implantação de projetos educacionais, além da construção de novos prédios, acompanhando o que já está em vigor, como a construção de uma escola no bairro Belo Norte e reforma e reestruturação de outros dois imóveis nos bairros Ipueiras e Parque de Exposição, cedidos em parceria com o governo estadual.
Tudo isso foi possível após planejamento estratégico educacional implantado em 2025 e da boa gestão dos recursos do Fundeb.

