Redação:

Reportagem / Sugestões (89) 99941-4737

Publicidade

Contato
(89) 99927-2713

COMBATE A DOENÇA

Picos reduz casos de hanseníase e intensifica ações de prevenção e diagnóstico

Dados da Saúde mostram queda de 40% em dois anos; campanha Janeiro Roxo terá mobilização no Centro da cidade….

Por: Redação Picos360graus

Data: 20/01/2026

15 Visualizações

Compartilhe!

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O município de Picos registrou uma redução expressiva nos casos de hanseníase nos últimos dois anos, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. Em 2024, foram contabilizados 31 casos, número que caiu para 18 em 2025, representando uma diminuição aproximada de 40%.

De acordo com o coordenador do Posto de Assistência Médica (PAM), Gilberto Valentim, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente os nervos periféricos. Ele explica que os sintomas iniciais costumam passar despercebidos. “Formigamento, perda de força e dores nos membros são sinais importantes. As manchas na pele aparecem depois”, destacou.

O coordenador reforçou que o diagnóstico precoce é essencial para evitar sequelas e ressaltou que o tratamento é totalmente gratuito pelo SUS. Segundo ele, o acesso rápido ao atendimento tem sido fundamental para a redução dos casos em Picos.

Dentro da campanha Janeiro Roxo, o município realizará, no dia 29 de janeiro de 2026, uma ação de conscientização na Praça Félix Pacheco, no Centro. A mobilização contará com orientações sobre os sintomas da hanseníase, além de serviços básicos de saúde.

Além da ação pontual, a Secretaria de Saúde pretende descentralizar o atendimento, capacitando profissionais das 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Picos e intensificando a busca ativa de casos.

Compartilhe!

Veja também
Please select listing to show.
Matérias relacionadas

Veja também

Conteúdo Relacionado