Os próximos dias deverão ser mais quentes no Piauí. Isso vai acontecer devido uma onda de calor que deve ser registrada nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, atingindo municípios do Sudeste piauiense. As ondas de calor ocorrem quando uma massa de ar bloqueia a entrada de umidade, alterando a temperatura. Como esse fenômeno persiste por até dois dias, a temperatura pode sofrer alteração de até 5º C. Essa será a primeira onda de calor de 2025. No ano de 2024, foram registrados dois episódios, já em 2023, o Piauí sofreu com seis ondas de calor, afetando as temperaturas máximas do território e a umidade.
“Temos a perspectiva de, a partir de quarta-feira (12), termos uma onda de calor que vai alterar essas temperaturas. É importante ressaltar que estamos com previsão de que as temperaturas permaneçam acima da média, como vem se acontecendo desde o ano passado, quando todos os meses de 2024 apresentaram temperaturas acima da média”, disse Sarah Cardoso, climatologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Em janeiro deste ano, segundo a climatologista, todos os municípios piauienses apresentaram temperaturas elevadas, variando entre 1º C a 1,2º C acima da média. Conforme a especialista, isso tem ocorrido devido às mudanças climáticas.
Por ser um fenômeno que acontece em um curto espaço de tempo, os impactos na saúde podem ser significativos, visto que o aumento de temperatura costuma ficar acima do que é previsto, afetando inclusive a umidade do ar, que acaba muito baixa. Diante disso, as recomendações de Sarah Cardoso são que a população redobre a atenção com a hidratação.
“Dependendo do local do território, a pessoa pode sentir o dia mais quente, então, hidrate-se, evite fazer atividades com muito esforço e com exposição solar, e utilize toalhas úmidas nos ambientes. Apesar de ainda estarmos na estação chuvosa, sentiremos menos esse impacto, visto que estamos acostumados a viver em um período de estiagem e com temperaturas que ultrapassam os 40º C, mas, ainda assim, é preciso redobrar os cuidados com relação à saúde”, afirmou a climatologista
A estação chuvosa de centro-norte e norte deve estender-se até o mês de abril, quando ocorrerão os maiores volumes de chuva mensais. Após esse período, o volume de chuvas deve concentrar-se na região norte, na faixa litorânea do estado.
“Ainda temos previsão de chuvas. Inclusive, após a onda de calor, há tendência de novas tempestades para o Piauí. Estamos monitorando isso para avisar, de maneira antecipada, à população”, ressaltou Sarah Cardoso.
Para os próximos sete dias, a previsão é de que haja um acumulado de chuvas nos municípios que fazem divisa com o Maranhão, especialmente os que ficam localizados entre a cidade de Floriano (PI) até a faixa litorânea.
Fonte: Portal O Dia | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil