A Polícia Civil do Piauí cumpriu, na última semana, o mandado de prisão preventiva contra J.P.B., de 48 anos, acusado de homicídio qualificado ocorrido há 25 anos na localidade Juazeiro Secundo, zona rural do município de Jacobina do Piauí. A prisão foi efetuada na cidade de Maringá, no Paraná, com apoio da Polícia Civil de São Paulo e do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Paraná.
O crime ocorreu na noite de 20 de fevereiro de 2000, quando a vítima, Luís Fernando Pereira Damasceno, foi atingida por cinco disparos de revólver calibre .38. De acordo com as investigações, os autores do crime foram J.P.B. e seu irmão, R.B., que agiram sem oferecer qualquer possibilidade de defesa à vítima, fugindo do local logo após os disparos.
Após tomar conhecimento da existência de mandados antigos, mas com dados incompletos e sem documentos de identificação dos suspeitos, a Delegacia Seccional de Paulistana iniciou diligências em parceria com o setor de inteligência da 17ª Coorpin da Polícia Civil da Bahia, da Polícia Civil de São Paulo e da PM do Paraná. As investigações permitiram confirmar a identidade real dos suspeitos, o que possibilitou a retificação dos mandados de prisão junto ao Poder Judiciário.
Com a identificação precisa dos investigados, a equipe policial intensificou as buscas, localizando J.P.B. na cidade de Maringá. A prisão foi realizada no dia 25 de abril de 2025, por volta das 18h10, por policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar do Paraná. Já o suspeito R.B., que estaria residindo em São Paulo, segue foragido, com diligências em andamento para sua captura.
A operação é resultado de um trabalho articulado entre várias forças policiais, demonstrando o empenho da Delegacia Seccional de Paulistana em dar resposta a crimes graves mesmo após décadas de sua ocorrência.