A cidade de Picos e outros cinco municípios da região passaram a contar, desde o dia 16 de maio, com os serviços da empresa Águas do Piauí, que antecipou o início da operação em 33 cidades do estado. Com foco imediato em melhorar o abastecimento de água e ampliar o acesso ao saneamento básico, a empresa já atua também em São Julião, Bocaina, Dom Expedito Lopes, Paulistana e Paquetá.
Segundo a Águas do Piauí, os trabalhos incluem aumento da capacidade de captação, melhorias no tratamento e distribuição, além de implantação de sistemas de bombeamento, limpeza e perfuração de poços. A expectativa é de que as primeiras ações ajudem a minimizar os efeitos da estiagem, especialmente no período do B-R-O-Bró, conhecido pelas altas temperaturas e baixa umidade.
“Estamos falando de uma mudança que vai muito além da infraestrutura: é sobre garantir dignidade, saúde e qualidade de vida para milhões de piauienses. Água limpa e esgoto tratado salvam vidas”, afirmou Guilherme Dias, diretor-presidente da Águas do Piauí.
O plano da empresa prevê atender 99% da população do Piauí com abastecimento de água até 2033, e atingir 90% de cobertura de esgoto até 2040. A escolha das cidades priorizadas considerou aspectos técnicos, comerciais e logísticos, além da urgência nas melhorias estruturais.
Enquanto a empresa não assume a operação nos demais municípios, os serviços continuam sob responsabilidade da Agespisa e dos SAAEs municipais.
Atendimento ao cliente e canal comunitário
Os moradores das cidades já atendidas podem contar com atendimento 24h pelo 0800 223 2000, via telefone e WhatsApp. Também estão disponíveis o Águas App e as lojas físicas, com endereços no site aguasdopiaui.com.br.