A Polícia Civil do Piauí (PCPI) prendeu, nesta terça-feira (7), três líderes de uma organização criminosa responsável por uma série de homicídios e outros crimes graves na região de Picos. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão e Combate ao Tráfico de Drogas e Homicídios de Picos (DFHT), com apoio do Núcleo de Inteligência da PCPI (NUINT), da Polícia Militar do Piauí, por meio de unidades especializadas, e da Polícia Militar de Goiás.
Os presos foram identificados como S.A.S., L.A.S.M. e L.F., todos foragidos da Justiça. Eles foram capturados em Formosa (GO) dentro de um ônibus clandestino que seguia para São Paulo (SP). O grupo utilizava documentos falsos na tentativa de despistar as autoridades, mas acabou localizado após uma operação de monitoramento interestadual.
As prisões encerram cinco meses de investigações conduzidas pela DFHT de Picos, que resultaram na desarticulação de um grupo criminoso com atuação em São Julião e municípios vizinhos. Segundo a delegada Francineide Fontes, titular da unidade, o grupo era envolvido em execuções por encomenda (pistolagem), tráfico de drogas e roubos, com ramificações em outros estados do país.
Durante as apurações, a polícia esclareceu dois homicídios de grande repercussão em São Julião neste ano: o de Nicomedes da Silva Rocha Neto, ocorrido em 1º de maio de 2025, e o de Joaquim de Emiliano, no dia 13 de agosto de 2025. Nicomedes, conhecido como Galego do Sandoval e sobrinho do ex-vereador Emídio Reis da Rocha (in memoriam), foi morto com cerca de dez disparos no centro da cidade. Já Joaquim foi executado a tiros em frente à própria residência, após ser chamado por um dos autores.
A delegada destacou que os três presos tiveram participação direta nas execuções. “As investigações, conduzidas de forma minuciosa, elucidaram os homicídios de N.D.S.R.N. e J.S.L., crimes de grande repercussão na região e que tiveram impacto social significativo”, afirmou Francineide Fontes.
Durante a operação, foram cumpridos sete mandados de prisão e mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de armas de fogo, drogas e veículos utilizados nos crimes. Parte do material foi encontrada em outros estados, o que confirma o caráter interestadual da organização.
O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, comemorou o resultado e elogiou a integração entre as forças de segurança.
“Esses indivíduos são pistoleiros altamente perigosos, responsáveis pelos homicídios de Nicomedes e Joaquim em São Julião. Atuavam na região de Picos até Marcolândia, realizando execuções mediante paga ou promessa de recompensa. Parabenizo a equipe da Seccional de Picos, a Polícia Militar e as autoridades de Goiás pela operação exitosa”, declarou.
Em agosto deste ano, a DFHT já havia divulgado imagens de Severo Antônio e Luiz Amaro, dois dos agora presos, considerados de alta periculosidade e procurados por envolvimento em crimes em São Julião, Alegrete do Piauí, Vila Nova do Piauí e Padre Marcos.
A Polícia Civil segue investigando para identificar outros integrantes e colaboradores do grupo, além de apurar conexões com crimes cometidos em outros estados da região Nordeste.