Picos se tornou, nesta quarta-feira (27), o centro das atenções ao sediar a abertura oficial da XIV Olimpíadas Especiais das APAEs do Piauí. O maior evento esportivo e de inclusão do estado teve início com o desfile das delegações pela Avenida Senador Helvídio Nunes, seguindo até o Ginásio Poliesportivo Severo Eulálio Filho, no bairro Junco. A solenidade reuniu aproximadamente 200 paratletas de 22 APAEs de diversas regiões, celebrando o esporte como ferramenta de integração social, superação e cidadania.
Promovida pela Federação das APAEs do Piauí e organizada pela APAE de Picos, a competição conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria para Inclusão das Pessoas com Deficiência (Seid), da Prefeitura Municipal e de diversas instituições parceiras, incluindo a iniciativa privada.
Segundo a presidente da Federação das APAEs do Piauí, Vitória Régia, mais do que uma disputa esportiva, as Olimpíadas já se consolidaram como uma vitrine para mostrar à sociedade a capacidade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla de superar desafios e brilhar em diferentes áreas.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades. As competições seguem até o dia 30 de agosto, com provas individuais e coletivas em várias modalidades. Os jogos também funcionam como seletiva para as Olimpíadas Nacionais, que serão realizadas de 8 a 13 de dezembro de 2025, em Brasília.