Entre os meses de janeiro e outubro de 2025, o 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Picos (4º GBM) registrou 16 ocorrências de incêndio em veículos na cidade. Embora não tenha havido vítimas, os casos resultaram em danos materiais significativos e têm chamado a atenção para a necessidade de cuidados preventivos por parte dos motoristas.
O episódio mais recente foi registrado na noite de domingo (5), quando um carro de passeio foi totalmente destruído pelas chamas na BR-316, nas proximidades do bairro Junco. Durante a ocorrência, o trânsito precisou ser parcialmente controlado para garantir a segurança e evitar que o fogo se alastrasse para outros veículos.
De acordo com o tenente Medeiros, subcomandante do 4º GBM, o incêndio exigiu uma ação rápida da equipe. “Na noite de ontem, fomos acionados para atender a ocorrência de um carro de passeio que estava no acostamento da pista sendo consumido pelas chamas. Não havia nenhum proprietário no local, as chamas estavam muito altas e então fizemos a contenção do fogo, cerca de 20 minutos”, relatou o oficial.
Os bombeiros alertam que o número de incêndios veiculares tem aumentado em Picos, reforçando a importância da manutenção preventiva dos veículos. Especialistas orientam os condutores a verificarem o sistema elétrico e de combustível, evitarem o transporte de líquidos inflamáveis no interior do automóvel e manterem o extintor em perfeitas condições de uso, medidas essenciais para reduzir o risco de incêndios.