Redação:

Reportagem / Sugestões (89) 99941-4737

Publicidade

Contato
(89) 99927-2713

ALERTA DE TEMPORAL

Chuvas intensas colocam Picos em alerta de perigo, aponta Inmet

Avisos de “Perigo” e “Perigo Potencial” seguem até sábado (22), com previsão de chuva forte, ventos intensos e risco de alagamentos no município….

Por: Redação Picos360graus

Data: 22/11/2025

56 Visualizações

Compartilhe!

PPicos vista de cima do bairro Aerolândia - Foto: Picos40 graus
PPicos vista de cima do bairro Aerolândia - Foto: Picos40 graus

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas que atingem quase todo o Piauí, incluindo a cidade de Picos, que está na área classificada como de “Perigo”. Os avisos começaram a valer na manhã desta sexta-feira (21) e seguem até as 10h deste sábado (22), indicando possibilidade de chuva volumosa e ventos fortes na região.

Picos está inserida no alerta laranja, o mais severo entre os dois emitidos. De acordo com o Inmet, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 mm por hora, ou alcançar de 50 a 100 mm por dia, acompanhado de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Nessas condições, há risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

O aviso abrange 142 municípios piauienses, entre eles Uruçuí, Oeiras e Corrente, que também podem registrar instabilidades significativas ao longo deste período.

A população deve redobrar os cuidados e evitar se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e manter aparelhos elétricos desligados sempre que possível. Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

O segundo aviso, classificado como de “Perigo Potencial”, também está vigente até a manhã deste sábado e atinge 182 municípios, incluindo Teresina, Floriano e Água Branca. Nesse cenário, a previsão aponta chuvas entre 20 e 30 mm por hora — ou até 50 mm por dia — e ventos de 40 a 60 km/h.

Mesmo com menor nível de severidade, o Inmet reforça medidas de segurança, como evitar o uso de aparelhos ligados à tomada e buscar locais abrigados em caso de instabilidade.

Compartilhe!

Veja também
Please select listing to show.
Matérias relacionadas

Veja também

Conteúdo Relacionado