A Diocese de Picos celebrou na noite desta terça-feira, 25 de fevereiro, a Ordenação Presbiteral de Fernando Pereira dos Santos.
A cerimônia presidida pelo Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, teve início às 19h na Igreja Matriz São Francisco de Assis, e contou com a presença do Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, Arcebispo Emérito de Teresina, dos sacerdotes da Diocese de Picos e de outras dioceses do Regional Nordeste IV.
Após as leituras litúrgicas, iniciou-se o rito da Ordenação. O candidato foi apresentado ao bispo e à comunidade. Na sequência, o Vigário Geral da Diocese de Picos, Padre Antônio Mendes Neto, fez o pedido formal para que o bispo procedesse com a ordenação.
O rito seguiu com a realização das promessas sacerdotais, prostração, e o canto da Ladainha de todos os Santos. Após este momento de profunda devoção, o futuro sacerdote ajoelhou-se diante do bispo, que impôs as mãos sobre a cabeça do ordenando, rito apostólico de transmissão do Espírito Santo. Todos os sacerdotes presentes também impuseram as mãos, em silêncio, reforçando a união do clero. Seguiu-se a Oração Consecratória, oração pela qual o ordenando recebe o segundo grau da Ordem.
O novo sacerdote foi revestido com os paramentos sacerdotais, sinal do serviço que prestará ao povo que lhe será confiado. Em seguida, suas mãos foram ungidas com o Óleo do Crisma, atualizando a unção que Cristo recebeu de Deus, por meio do Espírito Santo.
Para concluir o rito, o neo sacerdote recebeu das mãos do Bispo Diocesano o cálice e a patena com o pão, símbolos do Sacrifício Eucarístico. Padre Fernando foi acolhido no clero diocesano com Ósculo da Paz, abraço dado pelo bispo, pelos padres presentes e por sua família.
Ao final da celebração, o novo sacerdote expressou sua gratidão a todos que o apoiaram em sua trajetória vocacional. Emocionado, disse: “Vocês são a minha família, que tanto estimo e tanto amo. Não sei se mereço tudo isso, mas agradeço de coração. Tenho orgulho em dizer que sou mais um fruto vocacional desta Paróquia. Sou o 10º filho da terra ordenado padre na Paróquia de São Francisco de Assis.”
Em entrevista, Dom Plínio compartilhou suas expectativas para a nova missão de Padre Fernando, destacando a importância de sua presença na Diocese: “Nossa grande esperança é contar com o Padre Fernando para ampliar o serviço e o acolhimento ao nosso povo. Ele também tem um papel fundamental no despertar de novas vocações na Diocese, pois precisamos cada vez mais de ministros de Deus para atender à nossa comunidade”.
Fonte: Diocese de Picos