A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta segunda-feira (4) ao Encontro Pedagógico 2025.2. Realizado no Espaço Versalhes, o evento reúne gestores, coordenadores, professores e profissionais de apoio da rede municipal com o objetivo de alinhar as práticas para o novo semestre, com foco especial na inclusão de alunos neurodivergentes.
Com o tema “Inovar saberes: educar com equidade em tempo integral”, o projeto busca fortalecer uma proposta educacional baseada no respeito e compromisso com todos os estudantes. A programação desta segunda-feira (4) iniciou às 13h e conta com a solenidade de abertura e uma palestra sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Picos (SAEMPI), ministrada pela especialista Barbara Nepomuceno.
O segundo dia do evento, terça-feira (5), será dedicado ao aprofundamento do cuidado com a neurodivergência no ambiente escolar. A programação inclui a palestra magna “A importância da Escola no cuidado à neurodivergência”, com a psiquiatra Andressa Santos. Além disso, o neurologista Cleciton Braga Tavares abordará o tema “Capacitação e triagem de alunos neurodivergentes”.
Ao longo dos dois dias, os profissionais também participarão de painéis sobre os diferentes tipos de avaliação — diagnóstica, formativa e somativa — e a gestão dos resultados para a melhoria da aprendizagem, consolidando a formação continuada da rede.
O Encontro Pedagógico 2025.2 se encerra na noite de terça-feira (5) e se firma como um espaço estratégico para a capacitação dos educadores de Picos, buscando equipar as escolas com ferramentas e saberes para promover uma educação mais inclusiva, equitativa e eficaz para todos os alunos.