Redação:

Reportagem / Sugestões (89) 99941-4737

Publicidade

Contato
(89) 99927-2713

TARIFA AMERICANA

Exportação de mel do Sul do Piauí é suspensa após tarifa dos EUA e acende alerta entre pequenos produtores

Decisão de cliente norte-americano afeta carregamento de 95 toneladas de mel orgânico produzido por agricultores familiares ligados à Casa Apis, com sede em Picos…

Por: Redação Picos360graus

Data: 13/07/2025

2 Visualizações

Compartilhe!

Foto: TV Clube/Reprodução
Foto: TV Clube/Reprodução

A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), sediada em Picos, confirmou neste sábado (12) que uma exportação de 95 toneladas de mel orgânico foi suspensa por um cliente dos Estados Unidos. O cancelamento ocorreu após o anúncio do governo norte-americano sobre a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, medida que deve entrar em vigor no dia 1º de agosto.

Segundo Sitônio Dantas, presidente da Casa Apis, a carga já havia sido preparada e seguia os trâmites para embarque no Porto do Pecém, no Ceará. “Ontem (11), no final da tarde, infelizmente recebemos o comunicado dos nossos clientes mandando suspender os embarques. Foi um cliente que é parceiro nosso há muitos anos”, afirmou Sitônio em entrevista à TV Clube.

O dirigente explicou que os compradores temem que os contêineres cheguem ao território americano já sob a vigência da nova taxação, o que elevaria significativamente os custos de importação. Atualmente, cinco contêineres estão prontos no porto cearense, com despacho aduaneiro concluído, mas seguem parados à espera de uma definição.

A Casa Apis, que reúne pequenos apicultores do semiárido, atua fortemente na produção de mel orgânico, setor no qual o Piauí desponta como referência nacional. Em 2024, o estado foi o maior exportador brasileiro do produto para os EUA, país que consome cerca de 80% de toda a produção nacional.

A suspensão do embarque preocupa a cooperativa, que já entregou cerca de mil toneladas de mel em 2025 e previa dobrar esse volume até o fim do ano. “Será difícil para nós, que somos pequenos produtores e agricultura familiar, e também para os consumidores americanos, que terão dificuldade em encontrar mel para o consumo”, destacou Sitônio.

O impacto logístico também pesa. O trajeto de mais de 500 km entre Picos e o porto representa alto custo para os produtores. Uma nova carga, prevista para ser despachada nesta segunda-feira (14), foi suspensa até que a situação com o parceiro internacional seja resolvida.

A Casa Apis tenta negociar diretamente com os compradores, por meio de sua representante nos Estados Unidos, a liberação dos lotes já preparados, diante da parceria de longa data com o importador.

Compartilhe!

Veja também
Please select listing to show.
Matérias relacionadas

Veja também

Conteúdo Relacionado