O feriado da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), não vai alterar a rotina do comércio em Picos. A manutenção do funcionamento ocorre porque as folgas previstas para 2025 foram redistribuídas pela Convenção Coletiva de Trabalho, atendendo a uma solicitação dos trabalhadores do setor.
A Justiça do Trabalho autorizou que o descanso referente ao Dia do Comerciário (30 de outubro) e ao feriado de 20 de novembro fosse antecipado para o Carnaval, nos dias 3 e 4 de março deste ano. A mudança permitiu que a categoria não exercesse atividades durante o período carnavalesco, considerado de maior interesse para folga dos comerciários.
O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio destacou que a abertura das lojas nesta quinta-feira é facultativa, mas sem qualquer impedimento legal, já que todos os descansos foram compensados no início do ano. Não há relação da medida com desrespeito ao feriado, e sim com o acordo celebrado em convenção.
Com isso, a população poderá encontrar o comércio local funcionando regularmente durante o feriado nacional desta semana.



















