O empresário Jorge Batista, fundador do Grupo Jorge Batista, faleceu na madrugada desta sexta-feira, 27 de dezembro, aos 94 anos. Natural do Mato Grosso, Jorge Batista mudou-se para Floriano na década de 1950, onde deu início a uma trajetória empresarial que transformou a cidade e influenciou toda a região Nordeste.
O Grupo Jorge Batista, criado a partir de seus esforços visionários, consolidou-se como referência em diversos segmentos, incluindo a distribuição de alimentos, varejo, atacado, medicamentos, papelaria, material de construção, postos de combustíveis, hotelaria e churrascaria. Os negócios, que começaram em Floriano, expandiram-se para Teresina e outras cidades nordestinas, simbolizando o espírito empreendedor de seu fundador.
Jorge Batista era viúvo; sua esposa, Josefa Teles Batista, faleceu em 2021. Ele deixa dois filhos, Jairon Batista e Jorge Batista Filho, que atualmente estão à frente do grupo empresarial, mantendo o legado de trabalho e inovação deixado por seu pai.
A morte de Jorge Batista foi lamentada por diversas entidades e personalidades. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Floriano emitiu uma nota de pesar assinada pelo presidente Marcos Fernandes, exaltando a contribuição do empresário para o desenvolvimento local.
“Jorge Batista da Silva foi um visionário, fundador do Grupo JJ Batista e um dos pilares do desenvolvimento empresarial de nossa cidade. Sua trajetória de trabalho, dedicação e inovação deixa um legado inestimável para Floriano e todo o estado do Piauí […] Floriano perde um grande exemplo de liderança e compromisso com o progresso, mas sua memória será eterna em cada conquista e em cada vida que tocou”, afirmou a nota.