Na manhã desta terça-feira (9), a Praça Félix Pacheco, no centro de Picos, recebeu o Ônibus Lilás, projeto que leva serviços gratuitos e informações às mulheres, com foco no enfrentamento à violência de gênero.
Entre os atendimentos ofertados, estiveram disponíveis assessoria jurídica em diferentes áreas do Direito, orientações de saúde preventiva, aferição de pressão arterial, além de consultoria de beleza e outros serviços que reforçam a rede de acolhimento feminino.
A militante do movimento feminino em Picos, Nega Mazé, ressaltou a relevância da mobilização coletiva no combate à violência. “Nós mulheres precisamos nos conscientizar de que a violência é real, ela não escolhe vítimas. É essencial denunciar e fortalecer a rede de proteção. Não aguentamos mais ver tantas mulheres sendo assassinadas e estampando as páginas policiais”, afirmou.
Já a presidente da Associação das Mulheres Advogadas, Neide Bezerra, destacou a importância da aproximação das informações jurídicas com a população. “Estamos trazendo assessoria em diversas áreas do Direito, como criminal, pensão alimentícia, aposentadoria e salário-maternidade. Muitas mulheres não têm acesso a essas informações, por isso realizamos essa prestação pública, para aproximar o conhecimento de quem mais precisa”, explicou.
A iniciativa integra o conjunto de ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, ampliando o acesso a informações, serviços essenciais e fortalecendo as redes de proteção e apoio às picoenses.