A Secretaria Municipal de Saúde de Paquetá do Piauí iniciou um mutirão de combate à dengue com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre medidas preventivas. A primeira localidade a receber as ações foi a comunidade São Rafael.
O mutirão reúne equipes de agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos. Eles realizam visitas domiciliares, orientam moradores sobre os riscos da doença e promovem a remoção de entulhos e objetos que possam acumular água. Em locais críticos, também está sendo feita a aplicação de larvicidas para conter a proliferação do mosquito.
A mobilização conta com o apoio das secretarias de Educação e Meio Ambiente, além da participação da própria comunidade, que é incentivada a manter seus quintais limpos e eliminar qualquer possível criadouro do mosquito transmissor.
A dengue é uma doença infecciosa grave e, segundo a Secretaria de Saúde, a melhor forma de prevenção é o combate aos focos do mosquito. A campanha reforça ainda a importância de atitudes simples como manter caixas d’água bem tampadas, garrafas viradas para baixo e pneus em locais cobertos.