Funcionários de uma empresa terceirizada que presta serviços à Equatorial Energia realizam, na manhã desta quinta-feira (12), uma paralisação parcial das atividades no Piauí, com impacto também no município de Picos, conforme informações apuradas pelo Picos360graus.
O movimento ocorre até as 12h e está relacionado às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2026. Além de Picos, cidades como Teresina, Água Branca, União e São Raimundo Nonato também registram adesão à paralisação.
Segundo trabalhadores, a categoria reivindica reajuste salarial e melhorias no valor do vale-alimentação. Um funcionário, que não quis se identificar, afirmou que os salários praticados atualmente estariam abaixo dos valores pagos por outras empresas do setor.
Em nota, a Equatorial Piauí informou que mantém suas obrigações contratuais em dia com a empresa DPL e esclareceu que questões trabalhistas são de responsabilidade da empregadora. A concessionária destacou ainda que possui plano de contingência para garantir a continuidade dos serviços e que não há impacto no fornecimento de energia elétrica à população.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Piauí (SINTSEP-PI), em assembleia realizada no dia 5 de fevereiro, os trabalhadores rejeitaram por unanimidade a proposta patronal de reajuste de 3,9% e vale-alimentação de R$ 450, optando por manter a proposta sindical e aprovar a paralisação temporária.

