Redação:

Reportagem / Sugestões (89) 99941-4737

Publicidade

Contato
(89) 99927-2713

CASTRAÇÃO

Parceria entre a Prefeitura de Picos e a SEMARH viabiliza a castrações de 32 animais de rua

Além das castrações, a ação promoveu a vacinação contra raiva e viroses, testes de leishmaniose, doação de coleiras fluorescentes e coleiras repelentes e antiparasitários….

Por: Redação Picos360graus

Data: 08/07/2025

7 Visualizações

Compartilhe!

WhatsApp-Image-2025-07-07-at-11.40.39-2048x1536-1

Um olhar mais atencioso e sensível para a causa animal é uma realidade na administração “Reconstruindo o Nosso Futuro”, do prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB).

Através de uma parceria com a SEMARH (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí), a Prefeitura do município picoense, com o apoio da APAPI (Amigos Protetores dos Animais de Picos), realizou a castração de 32 cachorros e gatos, todos animais de rua.

Os procedimentos foram realizados pelo renomado veterinário da SEMARH, Francisco Júnior, e a equipe da pasta, nas dependências do Centro de Zoonoses, no Bairro Parque de Exposição, neste último final de semana.

Dr. Pablo Santos esteve no local e agradeceu ao secretário de Estado do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, e a APAPI pela parceria.

“Mais uma ação importante em nosso município a castração dos animais de rua. E agradecer sempre ao trabalho da APAPI, em nome da nossa amiga Sanya Elaine, que realmente tem trabalhado muito para amenizar o sofrimento da causa animal aqui no nosso município”, destacou o prefeito de Picos.

Além das castrações, a ação promoveu a vacinação contra raiva e viroses, testes de leishmaniose, doação de coleiras fluorescentes e coleiras repelentes e antiparasitários.

“As coleiras fluorescentes são para evitar risco de acidentes e a gente está neste projeto porque entende que vai melhorar a qualidade de todas as pessoas que estão transitando com esses animais que podem causar acidentes”, explicou Sanya Elaine.

No que diz respeito as castrações ela pontuou que os procedimentos foram minimamente invasivos e logo após serem castrados os animais já receberam uma medicação válida para durar os sete dias e sem a necessidade de retirada de pontos, haja vista que os fios utilizados são absorvíveis.

Durante a ação também foram emitidos registro no SinPatinhas, que é um banco de dados que permite o acompanhamento veterinário e facilita processos de adoção.

“Sei que muito em breve teremos mais vagas de castrações e, este é só o começo. Gratidão a todos os envolvidos em mais esta ação em prol dos animais e saúde pública”, finalizou a voluntária da causa animal.

Compartilhe!

Veja também
Please select listing to show.
Matérias relacionadas

Veja também

Conteúdo Relacionado