A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, anunciou nesta quarta-feira (14) que pretende construir um monumento religioso em homenagem à Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da Diocese de Picos. O projeto ainda está na fase inicial e não há prazo definido para o início das obras.
Inicialmente, foram cogitados os nomes de Nossa Senhora dos Remédios e São Francisco de Assis como possíveis homenageados. No entanto, após diálogo com representantes da Igreja Católica, a gestão municipal decidiu que a homenagem será dedicada à padroeira da cidade.
A escolha foi baseada tanto na importância religiosa da santa para a região, quanto no potencial turístico do monumento. Segundo a secretaria, a decisão também considerou o fato de que já existe um grande monumento a São Francisco em Canindé (CE), o que poderia gerar divisão no fluxo de visitantes.
De acordo com a secretária de Turismo, Michelly Saunders, o objetivo é contemplar o maior número possível de fiéis e paróquias da região, inserindo o monumento em um projeto mais amplo de desenvolvimento do turismo religioso. Ela destacou, no entanto, que ainda não há uma data definida para o início da construção. “Estamos nas etapas de estudos técnicos e planejamento orçamentário. Além disso, Picos tem limitações em relação a áreas apropriadas para esse tipo de projeto, o que exige avaliação estratégica”, explicou.
A gestão está realizando estudos para escolha do local e cotações relativas ao monumento, considerando que a estrutura deverá integrar um circuito turístico religioso que está em elaboração para o município.