A programação alusiva aos 135 anos de emancipação política e administrativa de Picos foi retomada na noite desta quarta-feira (10) com um momento de fé, oração e agradecimento, conforme informações repassadas ao Picos360graus. A Prefeitura promoveu uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, padroeira do município, marcando a abertura das atividades oficiais desta nova etapa da programação.
A celebração contou com a presença do prefeito Dr. Pablo Santos (MDB), da vice-prefeita Xandú Neri (PSB), da primeira-dama Anyara Santos, do presidente da Câmara Municipal, vereador Rinaldinho (MDB), além de secretários, coordenadores, vereadores, vereadoras e membros de grupos de oração. Na procissão de entrada, integrantes da administração “Reconstruindo Nosso Futuro” adentraram a Catedral conduzindo as bandeiras de Picos, do Piauí e do Brasil, simbolizando o ato cívico e religioso em homenagem à cidade.
A missa em ação de graças pelos 135 anos de Picos foi presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, padre José Pio Feitosa Marinho. Durante a celebração, o sacerdote agradeceu à gestão municipal pela parceria com a Paróquia em diversas demandas, especialmente nas áreas social e de infraestrutura, como serviços de iluminação pública. Em sua fala, o prefeito Dr. Pablo destacou que o momento foi de gratidão e reflexão sobre a missão de governar o município.
“Todo dia eu peço sabedoria a Deus para conduzir os caminhos dessa cidade. Hoje foi mais um dia para refletir sobre o que acertamos, o que erramos e o que podemos fazer melhor em 2026, e realmente agradecer pelo momento que Picos está vivendo, pelas obras que estão acontecendo e pelo trabalho de toda a equipe da Prefeitura. A gente não faz nada se não estiver perto de Deus. Finalizar o ano comemorando os 135 anos da nossa cidade aqui na Igreja Matriz, com o padre Pio celebrando essa missa, é motivo de muita felicidade”, afirmou o gestor.
A vice-prefeita Xandú Neri reforçou o caráter de gratidão da celebração, destacando as conquistas obtidas ao longo do ano. “Conseguimos vencer muitas dificuldades, enfrentamos desafios e Nossa Senhora dos Remédios nos abençoou. Chegamos ao fim de 2025 inaugurando muitas obras e mostrando o desenvolvimento da Capital do Mel, porque Picos voltou de fato a progredir”, pontuou.
A programação do aniversário de 135 anos de Picos segue nesta quinta-feira (11), com a inauguração da Sala do Empreendedor na Uespi do bairro Junco (16h30), a entrega da reforma e ampliação do Açougue Municipal (17h), a implementação da rede elétrica e lâmpadas de LED nos bairros Ipueiras (18h) e Emaús (18h40), além da entrega da reestruturação e ampliação do Cemitério São Pedro de Alcântara.



