A cidade de Picos dá início nesta quinta-feira, 29 de maio, à programação oficial do Picos Cidade Junina 2025. Neste ano, o evento traz como destaque a criação do Festival de Sanfona, idealizado pelo prefeito Dr. Pablo Santos com o propósito de valorizar as raízes da música nordestina e reforçar a tradição cultural da festa de São João.
A estreia do evento será marcada por uma noite dedicada ao autêntico forró. As apresentações começam às 20h, com o Trio Xaxado, seguido pelo artista local Nonato Costa às 21h. Os shows principais terão início às 22h com Waldonys, seguido de Flávio José às 23h e Dorgival Dantas, que encerra a programação a partir da meia-noite.
A estrutura foi montada no bairro Boa Sorte, com 90% do espaço de acesso gratuito ao público — onde é permitido levar bebida própria, exceto em recipientes de vidro — e 10% reservado para lounges e camarotes. O espaço também foi planejado para garantir acessibilidade, com banheiros químicos adaptados e áreas reservadas para pessoas com deficiência.
Segundo o prefeito, o investimento de cerca de R$ 4 milhões — viabilizado com recursos da Prefeitura de Picos, do Governo do Estado e da iniciativa privada — vai além do entretenimento: impulsiona a economia e deixa um legado estrutural. “Esse espaço não será abandonado após a festa. Terá nova função definida para servir à população”, afirmou.
A segurança será reforçada com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado, helicóptero em plantão e mais de 80 agentes da segurança privada. Contudo, não haverá ampliação da frota de transporte coletivo na madrugada, e o público é incentivado a acessar o espaço a pé ou usar estacionamentos nas imediações.
A expectativa é atrair público também de outras cidades do Piauí, principalmente de municípios que cancelaram festejos por causa da estiagem. “Queremos acolher todos que queiram celebrar o São João conosco. Vai ser histórico”, disse Pablo Santos, ressaltando que o governador Rafael Fonteles deve participar do encerramento, no dia 1º de junho, com o show de Wesley Safadão.
O Picos Cidade Junina 2025 segue até o dia 1º de junho com shows gratuitos e uma programação voltada à cultura nordestina, promovendo lazer, cultura e desenvolvimento regional.