Redação:

Reportagem / Sugestões (89) 99941-4737

Publicidade

Contato
(89) 99927-2713

Publicidade

BAIXA UMIDADE

Picos entra em alerta de baixa umidade do ar junto com mais de 180 municípios piauienses

IMET aponta risco à saúde e aumento de incêndios florestais com chegada do BR-Óbró…

Por: Redação Picos360graus

Data: 22/08/2025

28 Visualizações

Compartilhe!

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A proximidade do período mais quente do ano no Piauí, conhecido como BR-Óbró, já começa a refletir em mudanças climáticas preocupantes. O Instituto Nacional de Meteorologia (IMET) emitiu, nesta terça-feira (19), um alerta de perigo potencial para 183 municípios do estado, incluindo Picos, devido à baixa umidade relativa do ar, que varia entre 20% e 30%. O aviso segue em vigor até às 20h desta quarta-feira (20).

De acordo com informações repassadas, Picos figura entre as cidades com maiores índices de calor e menores taxas de umidade. Na última segunda-feira (18), o município registrou 20% de umidade relativa do ar, ocupando a sétima posição no mapa das piores condições do estado. Já na terça (19), foi classificada como a oitava cidade mais quente do Piauí, com 36,1°C.

Além de Picos, estão em situação crítica municípios como Floriano, Teresina, Paulistana, Oeiras, Jaicós, Massapê do Piauí, Simplício Mendes e Acauã. A região central e sudoeste do estado concentra a maior parte dos casos de seca extrema.

Segundo o IMET, a baixa umidade aumenta os riscos de incêndios florestais e provoca impactos diretos na saúde da população, como ressecamento das vias respiratórias, irritações nos olhos, desconforto físico e maior vulnerabilidade a doenças respiratórias.

O órgão recomenda:

  • Ingestão frequente de líquidos;
  • Evitar exposição solar entre 12h e 15h;
  • Reduzir atividades físicas intensas no período mais quente do dia;
  • Procurar manter ambientes úmidos, sempre que possível.

A população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199 em situações de risco de incêndio ou agravamento de sintomas relacionados ao clima seco.

Compartilhe!

Veja também
Please select listing to show.
Matérias relacionadas

Veja também

Conteúdo Relacionado