Redação:

Reportagem / Sugestões (89) 99941-4737

Publicidade

Contato
(89) 99927-2713

CAPACITA+

Picos promove 2ª edição do CAPACITA+ voltado para o reconhecimento de situação de emergência e solicitação de recursos

Treinamento reuniu representantes de 80 municípios e fortalece preparo para resposta a emergências climáticas…

Por: Redação Picos360graus

Data: 22/07/2025

22 Visualizações

Compartilhe!

WhatsApp Image 2025-07-22 at 12.28.42 (2)

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), realizou nesta terça-feira (22), em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Picos, mais uma etapa do programa Capacita+ “Agir Antes. Responder Melhor”. O evento foi sediado no Laboratório de Informática do SENAC “José Almir de Sá”, no Centro da cidade, e reuniu representantes de 80 municípios piauienses.

A capacitação teve como tema central o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), plataforma essencial para registrar ocorrências, solicitar reconhecimento federal e acessar recursos emergenciais. O treinamento contou com a presença de Frederico de Santana, coordenador do CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), vinculado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

“O objetivo é orientar gestores sobre o correto preenchimento dos formulários no S2ID, desde a identificação do desastre até a solicitação de recursos e a prestação de contas, incluindo programas como a Operação Carro-Pipa”, explicou Santana.

Jorimar Gomes, da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, responsável por conduzir o treinamento, destacou que a estruturação de órgãos municipais de Defesa Civil e o domínio da ferramenta são fundamentais para garantir agilidade e eficácia na resposta a eventos extremos, como secas, enchentes e tempestades, cada vez mais comuns devido às mudanças climáticas.

A secretária municipal de Defesa Civil de Picos, Camila Luz, compartilhou a experiência do município com a ferramenta. “Picos já utilizou o S2ID no início do ano, quando enfrentamos inundações. Com o reconhecimento federal, conseguimos solicitar recursos para ações emergenciais. Agora, ajudamos outros municípios a seguir esse mesmo caminho.”

A capacitação em Picos é parte de uma agenda que seguirá nas cidades de Paulistana (24 e 25/07), Dirceu Arcoverde (26 e 27/07) e Bom Jesus (28 e 29/07). O programa visa qualificar gestores municipais e ampliar a capacidade de resposta a desastres em todo o território piauiense.

Compartilhe!

Veja também
Please select listing to show.
Matérias relacionadas

Veja também

Conteúdo Relacionado