Nesta sexta-feira (12), dia em que Picos celebra 135 anos de emancipação política e administrativa, a cidade ganhou um importante reforço na área de segurança pública, conforme informações repassadas ao Picos360graus. Foi inaugurada, na tarde de hoje, a Unidade da Polícia Federal de Picos, que passa a integrar o aparato da Força de Segurança Pública no interior do estado.
A solenidade contou com a presença da superintendente regional da Polícia Federal no Piauí, Melissa Maximino Pastor, do governador Rafael Fonteles (PT) e do prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB). A nova unidade está localizada na Rua Urbano Eulálio Filho, nº 1.130, no bairro Canto da Várzea, e deverá atender Picos e outros 80 municípios da região.
Durante o evento, Melissa Maximino Pastor destacou que a instalação da unidade só foi possível graças a um acordo de cooperação técnica entre o Governo Federal, a Polícia Federal, o Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura de Picos. “Conseguimos em muito pouco tempo levantar essa unidade. Meu superintendente substituto, Dr. Ezequias, esteve à frente dessa execução, de uma reforma em 100 dias, e hoje estamos entregando essa unidade para Picos e outros 80 municípios”, afirmou.
O governador Rafael Fonteles ressaltou a importância estratégica de Picos para o combate ao crime organizado, especialmente por estar próxima às divisas com Ceará e Pernambuco. “É muito importante a Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas, é o que mais nos preocupa porque o tráfico é o principal financiador de outros crimes e a Polícia Federal vai ajudar no combate a esse tipo de crime e reduzir os indicadores de violência”, destacou.
O prefeito Dr. Pablo Santos agradeceu à superintendente da PF no Piauí e ao Governo do Estado pela parceria que possibilitou a abertura da unidade no município. Segundo ele, além do reforço na prevenção e no combate às drogas, a presença da Polícia Federal deve impactar positivamente a economia local. “Além da prevenção e do combate às drogas, a Polícia Federal aqui na nossa cidade também vai fomentar a economia porque muitas pessoas que vão vir para cá tirar seu passaporte vão, por exemplo, se hospedar nos hotéis, comer nos restaurantes ou abastecer nos postos de combustíveis de nossa cidade, e isso é bom para a economia e eu só tenho a agradecer”, pontuou.
A implantação da unidade da PF em Picos é vista pela gestão municipal como um marco para a cidade, tanto pelo simbolismo da inauguração no aniversário de 135 anos quanto pelo fortalecimento da presença do Estado no território, na área da segurança e no atendimento a serviços como expedição de passaporte.