Redação:

Reportagem / Sugestões (89) 99941-4737

Publicidade

Contato
(89) 99927-2713

ERRO HUMANO

Picos registra aumento de 70% nas ocorrências de queimadas no primeiro semestre de 2025

Capitão Allison Rangel, do Corpo de Bombeiros, alerta que mais de 90% dos incêndios têm origem humana e reforça a importância da prevenção…

Por: Redação Picos360graus

Data: 16/07/2025

14 Visualizações

Compartilhe!

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O município de Picos enfrenta um crescimento preocupante nos casos de queimadas. De acordo com o comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (4º GBM), Capitão Allison Rangel, houve um aumento de aproximadamente 70% nas ocorrências de incêndio em vegetação no primeiro semestre de 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Entre janeiro e junho deste ano, os bombeiros registraram 78 atendimentos a esse tipo de ocorrência, contra 46 no primeiro semestre de 2024. O dado mais alarmante, segundo o oficial, foi a antecipação no aumento dos casos. “Historicamente, esse pico começava em junho. Mas este ano, já em maio, tivemos uma explosão de casos. Só nesse mês, foram 31 registros, enquanto no ano passado tinham sido apenas 8”, explicou o capitão em entrevista.

A estiagem mais precoce, com o encerramento antecipado do período chuvoso, é apontada como um dos fatores que contribuíram para a propagação dos focos de incêndio. No entanto, a ação humana continua sendo a principal causa.

“Mais de 90% têm causa humana. Seja por ação intencional ou por descuido, o fato é que são evitáveis. A prevenção continua sendo o melhor caminho”, enfatizou Rangel, destacando que muitos casos ocorrem em terrenos baldios localizados na zona urbana. Cerca de 70% das ocorrências foram registradas nessas áreas.

Diante do cenário, o Corpo de Bombeiros reforça a importância de manter os terrenos roçados, limpos e sem acúmulo de lixo ou vegetação seca. A corporação também faz um apelo especial às comunidades da zona rural: antes de realizar qualquer queima controlada, é necessário buscar autorização junto aos órgãos ambientais do município.

A campanha de conscientização segue ativa, e a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 em caso de emergência.

Compartilhe!

Veja também
Please select listing to show.
Matérias relacionadas

Veja também

Conteúdo Relacionado