A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), em conjunto com a Delegacia de Altos, deu cumprimento nesta terça-feira (11), a 05 mandados de busca e apreensão durante a operação ”Draco 187”, no município. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e homicídios na região.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do departamento, os alvos são ligados a uma facção criminosa com atuação em Altos. Durante a ação, 04 pessoas foram presas, foram apreendidas 02 armas de fogo, drogas, além de um carregador de pistola.
“Esses indivíduos são ligados a uma facção criminosa com atuação na cidade de Altos e inclusive um deles já era monitorado pelo Draco. Um dos presos tinha tornozeleira eletrônica e estava causando incômodo na região e essa ação integrada culminou nas prisões. Esses menores a gente tem a informação de que eles são ligados a uma facção criminosa e inclusive o menor já tem passagens com 11 internações no cometimento de infração análoga a roubo, por ser menor de idade e atuando no tráfico de entorpecentes e praticando roubos, tanto na cidade de Altos como em Teresina e Campo Maior”, destacou.
Em entrevista à TV Antena 10, o delegado André Moreno, da seccional de Altos, explicou que um dos menores é suspeito de traficar e ser responsável pela segurança da boca de fumo alvo da operação.
“Bastante material de entorpecente apreendido, arma e então a gente tirar de circulação esse tipo de indivíduo, é muito benéfico para a sociedade. Muitas vezes os jovens são utilizados porque não podem ser presos. Eles usam esses modos operandi justamente para não terminar em prisão preventiva. O menor traficava e fazia segurança da boca de fumo. Ele estava com duas armas no local e acabou sendo trazido para cá”, disse.
Os presos foram encaminhados para a sede do DRACO para prestar depoimento e posteriormente ficarão à disposição da Justiça.