Redação:

Reportagem / Sugestões (89) 99941-4737

Publicidade

Contato
(89) 99927-2713

Prefeito Dr. Pablo Santos sanciona reforma administrativa com criação de novas secretarias e coordenadorias em Picos

Nova estrutura amplia áreas estratégicas como estradas, juventude, defesa animal, comunicação e combate às drogas….

Por: Redação Picos360graus

Data: 15/09/2025

352 Visualizações

Compartilhe!

Prefeito Pablo Santos(MDB) - Foto: Divulgação
Prefeito Pablo Santos(MDB) - Foto: Divulgação

O prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), sancionou no último dia 10 de setembro a Lei Municipal nº 3.440/2025, que dispõe sobre a reorganização administrativa do Poder Executivo Municipal. A nova legislação, aprovada pela Câmara de Vereadores, altera a estrutura da gestão municipal com a criação de novas secretarias, coordenadorias e cargos técnicos, com o objetivo de aumentar a eficiência da administração pública e responder com mais agilidade às demandas da população.

Veja os documentos na íntegra!

Entre as principais mudanças trazidas pela reforma, destaca-se a criação das seguintes novas secretarias municipais:

Secretaria de Estradas de Rodagem (SER) – responsável pela elaboração de planos rodoviários, manutenção de vias municipais, construção de barragens e articulação com órgãos federais e estaduais;

Secretaria de Juventude (SEJUV) – com foco em políticas públicas para formação cidadã, educação, cultura, inclusão digital e projetos como o Cursinho José Bispo;

Secretaria de Proteção e Defesa Animal (SPDA) – atuará em ações de fiscalização, bem-estar animal, controle populacional e combate aos maus-tratos;

Secretaria de Comunicação Social (SECOM) – assumirá a coordenação da comunicação institucional, mídias sociais, cerimonial, produção de conteúdo multimídia e fortalecimento da transparência pública.

Além disso, a reforma também criou novas coordenadorias, como a de Regularização Fundiária, ligada à Secretaria de Obras, Habitação e Urbanismo, e a Coordenadoria Antidrogas, vinculada à Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Essas unidades terão atuação direta com políticas de prevenção, campanhas educativas, articulação intersetorial e atendimento à população em vulnerabilidade.

A intenção do projeto de lei é adequar os órgãos da administração pública municipal às necessidades reais de Picos, para que possa ser desenvolvido políticas públicas mais eficazes e promover a realização do interesse público de maneira planejada e técnica.

A nova legislação também detalha a estrutura organizacional das secretarias criadas, estabelecendo gabinetes, cargos comissionados e funções específicas para cada pasta e coordenadoria. O projeto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Piauí na edição do dia 12 de setembro de 2025.

Compartilhe!

Veja também
Please select listing to show.
Matérias relacionadas

Veja também

Conteúdo Relacionado