A partir de 2025, a população de Geminiano, tanto na zona urbana quanto na rural, pagará pelo consumo de água devido à adesão do município ao contrato de concessão firmado com a Aegea Saneamento. A medida ocorre após o leilão onde a Aegea venceu como único proponente, adquirindo a gestão dos serviços de água e esgoto em 222 cidades do Piauí pelos próximos 35 anos.
Diferente da grande maioria das cidades a população de Geminiano, historicamente nunca pagou pelo uso de água no município. Até então, a gestão do sistema de saneamento e da distribuição de água no município é feita pela prefeitura.
Com o novo sistema, as taxas de consumo serão cobradas diretamente dos moradores, e a Aegea terá a responsabilidade de manter e operar as redes de abastecimento e esgoto. A expectativa é que esse modelo proporcione uma cobertura mais abrangente e que melhore a eficiência no atendimento, com impacto positivo sobre a qualidade do serviço de distribuição e saneamento.
A decisão de adesão à concessão foi tomada em uma votação entre os municípios piauienses, com apenas duas prefeituras votando contra. A Aegea se compromete a investir cerca de R$ 8,6 bilhões na melhoria e expansão da infraestrutura de saneamento no estado. Esse apoio será direcionado para alcançar as metas previstas no marco regulatório do saneamento básico, que exigem a universalização do abastecimento de água até 2033 e uma cobertura de 90% para o esgotamento sanitário até 2040.