Na manhã desta segunda-feira (7), o prefeito de Picos, Pablo Santos, utilizou suas redes sociais para se pronunciar sobre a crise no transporte coletivo da cidade, agravada após a paralisação dos serviços da empresa KB Transportes. Em vídeo divulgado ao público, o gestor lamentou a situação e anunciou a adoção de medidas emergenciais para atender à população.
“É triste, é lamentável o que está acontecendo, mas infelizmente nós não temos culpa. Assumimos a herança de mais de 10 anos com esse problema, e agora isso caiu no nosso colo”, afirmou o prefeito, destacando que sua prioridade é resolver a questão de forma imediata.
Diante do colapso no serviço, a Prefeitura de Picos anunciou que vai disponibilizar transporte coletivo emergencial à população a partir desta semana. Pablo Santos garantiu que, enquanto a situação não for completamente regularizada, não haverá cobrança de tarifa.
“Reafirmo meu compromisso. Até quarta-feira, queremos que esse problema esteja solucionado. Os alunos não podem sofrer, as pessoas não podem ser penalizadas por essa crise”, disse.
Desde a última quinta-feira (3), quando dois ônibus da KB Transportes foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal por apresentarem irregularidades, estudantes universitários e demais usuários do sistema de transporte coletivo enfrentam dificuldades para se deslocar. A empresa alegou impossibilidade de continuar operando e suspendeu os serviços por tempo indeterminado.
Com a medida anunciada pela Prefeitura, a expectativa é que até a quarta-feira (9), veículos emergenciais comecem a operar em rotas estratégicas, principalmente em horários de pico e em trajetos que atendem estudantes da Uespi, Faculdade R. Sá e escolas públicas.
A gestão municipal também avalia soluções definitivas, como a contratação emergencial de uma nova empresa ou a criação de um sistema público de transporte operado diretamente pelo município.