Após as fortes chuvas que causaram alagamentos no bairro Ipueiras, a Prefeitura de Picos, em parceria com o 3º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), deu início a uma operação emergencial para minimizar os danos e garantir mais segurança aos moradores. Caminhos estão sendo abertos para que as águas acumuladas escoem diretamente para o riacho, prevenindo novos transtornos com as chuvas previstas para os próximos dias.
O prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos, destacou a importância da parceria:
“O termo de cooperação técnica com o 3º BEC já está a todo vapor. Hoje, estamos no bairro Ipueiras realizando a drenagem das águas acumuladas pelas enchentes. Obrigado ao comandante Aécio, porque quem ganha com essa parceria é o povo de Picos.”
O comandante do 3º BEC, tenente-coronel Aécio, explicou que a ação faz parte da Operação Guaribas, mobilizada no dia 2 de janeiro após uma reunião emergencial realizada em 30 de dezembro.
“Estamos construindo uma valeta para direcionar a água represada ao riacho, reduzindo os impactos causados pelas chuvas. Essa é mais uma demonstração de que o Exército está aqui como uma mão amiga, ajudando a sociedade picoense e piauiense neste momento de prevenção e contenção.”
Os moradores do bairro Ipueiras já reconhecem os esforços conjuntos entre a prefeitura e o Exército. Um dos residentes destacou: “Levamos a situação para a gestão da Prefeitura de Picos, e, de início, já tomaram uma atitude muito boa. Estamos gostando do trabalho.”
A ação segue com celeridade para garantir que os moradores do bairro Ipueiras possam enfrentar as próximas chuvas com mais tranquilidade e segurança.