O Museu Ozildo Albano, que fica localizado na Praça Josino Ferreira, no Centro de Picos, passará por uma obra de ampliação, reforma e modernização.
Para isso, o prefeito, Dr. Pablo Santos (MDB), e o deputado Estadual, Fábio Novo (MDB), assinaram, na última sexta-feira (04), um Termo de Cooperação Técnica, entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Piauí, através da Secult (Secretaria de Estado da Cultura do Piauí).
Dr. Pablo Santos informou que a obra contemplará a construção de quatro novas salas e de um auditório com capacidade para 80 pessoas.
“Essa obra vai fomentar a cultura, gerar conhecimento e abrir portas para novas experiências em nossa cidade. Agradeço ao deputado, Fábio Novo, ao secretário de Cultura do Estado [Rodrigo Amorim], ao Centro dos Museus do Piauí, e ao Governador, Rafael Fonteles”, destacou o prefeito de Picos.
O deputado, Fábio Novo, lembrou que, ainda 2019, quando ocupava o cargo de secretário de Estado da Cultura do Piauí, apresentou o Projeto para a Prefeitura de Picos, no entanto, não houve o aval do Município para que a obra fosse realziada.
“Agora falamos dos recursos que estão disponíveis para o Museu e o prefeito, Pablo, prontamente atendeu o nosso pedido e assinamos nosso Termo de Cooperação Técnica juntamente com Associação dos Amigos do Museu Ozildo Albano e com isso vamos poder fazer uma obra importante”, comemorou o parlamentar.
Ele também frisou que o Museu Ozildo Albano, por conta de ter em seu acervo com itens raros, é o mais importante do Piauí.
“É nele que estão, por exemplo, os documentos da Batalha do Jenipapo, é nele que está uma lâmpada de 2.000 anos que chegou em Picos e que era das catacumbas de Roma. Então muita coisa no Museu não está exposta, é um Museu escola, que recebe muitos professores e nós ficamos muitos felizes porque até o fim deste ano essa obra vai ficar pronta”, explicou.
Museu Ozildo Albano
Em sua página na Internet, o Museu Ozildo Albano informa que é instituição particular criada pelo professor e historiador Ozildo Albano, que disponibilizou o acervo e a biblioteca à população picoense, sendo que a instituição é cadastrada no Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e com isso desenvolve parcerias com a Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, universidades regionais e escolas públicas e privadas.
Desde o dia 17 de agosto de 2007 o museu é gerido pela AAMOA (Associação dos Amigos do Museu Ozildo Albano), que é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem como principais finalidades: promover o aprimoramento e o desenvolvimento das atividades do Museu Ozildo Albano; além de contribuir para estender a sua ação junto à população.