Em Picos, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI) realizou, no mês de agosto, uma operação de fiscalização em supermercados, usinas e unidades de beneficiamento de produtos vegetais. A ação teve apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e resultou na autuação de seis estabelecimentos.
De acordo com o Procon, as irregularidades estavam relacionadas ao descumprimento da exigência de classificação vegetal em itens de consumo básico, como arroz e feijão. A medida busca assegurar transparência na comercialização e mais qualidade para os consumidores picoenses.
Além de Picos, outras cidades piauienses também receberam fiscalizações. Em São Raimundo Nonato, em parceria com o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), os fiscais atuaram em postos de combustíveis, onde foram aplicadas nove autuações por irregularidades como medida baixa e ausência de equipamentos para análise da qualidade do combustível.
Já na região de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí, as equipes identificaram revendas clandestinas de gás de cozinha e problemas em supermercados. Foram lavradas quatro autuações pela venda ilegal de botijões e outras duas por comercialização de produtos vencidos.
As operações integram a rotina do Procon/MPPI para garantir que os consumidores tenham acesso a produtos e serviços em conformidade com a lei, protegendo a saúde e o direito da população.