O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, confirmou nesta terça-feira (14) que os professores da rede pública estadual receberão um reajuste salarial de 6,27% já na folha de pagamento de janeiro de 2025. A medida cumpre o reajuste do piso nacional do magistério definido pelo Governo Federal.
“O Governo Federal já definiu, por meio de portaria, o percentual de reajuste do piso do magistério dos professores para este ano, que será de 6,27%. Nós vamos cumprir, já neste mês de janeiro, como sempre fazemos na gestão do governador Rafael Fonteles,” declarou o secretário em entrevista à TV Cidade Verde.
Com o aumento, o piso salarial nacional do magistério para 2025 será de R$ 4.867,77, representando uma valorização significativa para os profissionais da educação. O cálculo do reajuste foi baseado na variação do Valor Aluno Ano do Ensino Fundamental Urbano (VAAF).
Durante a entrevista, Washington Bandeira também anunciou que a Secretaria de Educação lançará, ainda em 2025, um concurso público com 4 mil vagas, sendo 2 mil para convocação imediata e 2 mil para cadastro de reserva. O edital está previsto para o final do primeiro semestre deste ano. “Estamos estudando quais cargos e funções serão contempladas, alinhando com a universalização das escolas de tempo integral,” explicou o secretário.
Além disso, Bandeira comentou sobre uma possível visita do presidente Lula ao Piauí, que deve marcar o anúncio da universalização do ensino em tempo integral em toda a rede estadual. “Será um grande marco para a educação do estado, mostrando o compromisso com a formação dos nossos jovens,” destacou.