A Secretaria Municipal de Educação de Picos anuncia que, a partir deste ano, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA – ofertará vagas no período diurno. Antes, a demanda era atendida prioritariamente no noturno.
A oferta de horário se viu necessária após identificar a presença de muitos alunos com distorção idade-série, ou seja, atraso escolar, o que fez com que muitos deles estejam em séries inferiores ao que corresponde a idade, por exemplo, alunos de 15 anos, que deveriam estar ingressando o Ensino Médio, ainda estarem matriculados em séries finais (6º ao 9º ano).
Outra novidade são os pontos de ensino que aumentaram em 157,14%. Até 2024, o município dispunha de sete pontos de ensino. A partir de 2025 serão 18 escolas, abrangendo as zonas urbana e rural.
Confira a lista dos locais:
- Tia Dorinha
- Morada do Sol
- Boa Sorte
- Catavento
- Malhada Grande dos Almondes
- Umari
- Estrivaria
- Morro da Macambira
- Aerolândia
- Boa Vista
- Cohab
- Pantanal
- Mirolândia
- Cipaúba
- Samambaia
- Valparaíso
- Torrões
- Chapada do Mocambo
“Nós atendemos dentro do município cinco etapas da EJA, que corresponde da alfabetização (1º ano) às séries finais do Ensino Fundamental (até o 9º ano). Esse é o nosso perfil. Essa proposta do ensino diurno vem como uma medida para perpetuar o estudante como o protagonista dentro da sala de aula, possibilitando um viés de estudo naquele horário que ele já tem costume, e não o realocando a um novo modelo de ensino-aprendizagem, com horário diferente, que seria o noturno. Uniremos todos esses alunos com distorção idade-série e aplicaremos a modalidade EJA para que possam acompanhar a série correta de cada um. Além dessa novidade, aumentamos em mais de 150% as escolas que receberão esses alunos, para que ninguém fique sem estudar por não morar perto de uma escola”, explicou a coordenadora da EJA, Clarice Lima.
As matrículas, que iniciaram no dia 08 de janeiro, foram estendidas até o dia 10 de março. O aluno precisa ter em mãos:
- Requerimento de matricula;
- Certidão de nascimento com cópia;
- Cópia do comprovante de residência;
- 1 foto 3×4;
- Número do CPF;
- Número do NIS do aluno;
- Cópia do cartão do SUS;
- Documento original que comprove escolaridade anterior (histórico, boletim, declaração provisória).