Em uma cerimônia realizada na noite de quarta-feira, 11 de dezembro, no Auditório do Fórum da Comarca de Picos, Pablo Santos (MDB) e Xandú Neri (PSB) foram diplomados como prefeito e vice-prefeita do município pela Justiça Eleitoral. O evento marca o início de um novo ciclo político, com os eleitos aptos a exercer seus mandatos a partir de 1º de janeiro de 2025.
Presidida pelo juiz Dr. Adelmar de Sousa Martins, da 10ª Zona Eleitoral, a solenidade reforçou a legitimidade do processo eleitoral e a importância das instituições no fortalecimento da democracia. Lideranças locais e estaduais, familiares e apoiadores prestigiaram o momento, tornando-o um marco histórico para a política picoense.
Entre as autoridades presentes, destacaram-se os deputados estaduais Severo Eulálio, Thales Coelho e Nerinho, além do secretário estadual de Turismo, José Neto Monteiro, que representou o governador Rafael Fonteles. Também estiveram presentes o líder político Araujinho e o diretor do DER-PI, Leonardo Sobral.
O secretário José Neto enfatizou a parceria entre o prefeito eleito e o governo estadual, mencionando projetos e eventos que visam destacar as potencialidades de Picos. Já o deputado Thales Coelho destacou o clamor popular por uma gestão voltada para o desenvolvimento e reafirmou seu compromisso em colaborar com a nova administração.
Xandú Neri, eleita pela segunda vez vice-prefeita, destacou a parceria com Pablo Santos e reafirmou o compromisso de trabalhar em benefício da cidade. Por sua vez, o prefeito eleito Pablo Santos prometeu uma gestão guiada pela transparência, participação popular e compromisso com áreas essenciais como saúde, educação e desenvolvimento econômico. Em seu discurso, ele celebrou os 134 anos de emancipação política de Picos, reforçando a visão de um futuro próspero para o município.
Além da diplomação de Pablo Santos e Xandú Neri, 17 vereadores eleitos foram oficializados para compor o legislativo municipal a partir de 2025. São eles: Antônio Moura, Creusa Nunes, Chaguinha, Dalva Mocó, Edilson Carvalho, Hugo Victor, João Rufino, Maté, Rinaldinho, Renato, Noêmia Marques, Valdívia, Pedro Pio, Wellington Dantas, Zé Luis, por motivos superiores estiverem ausentes na solenidade os vereadores Afonsinho e Eriberto Barros.
Também foram diplomados os suplentes: Adonai Venancio, Professsora Ana Maria, Elizete Ibiapino, Edimar, Matusalem, Sanya Elayne, Fabiano Oliveira, Filó Portela, Loinha, Toinho de Chicá, Zé Neto Curica.
VEJA IMAGENS