O deputado estadual licenciado Aldo Gil (PP), atualmente à frente da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Sul de Teresina (SDU Sul), anunciou publicamente que não será candidato à reeleição em 2026. A declaração, feita nesta semana, causou impacto no meio político e nas redes sociais, especialmente entre os eleitores do Progressistas, partido ao qual o parlamentar é filiado.
Com a saída de Aldo da disputa, ele se torna o quinto deputado estadual do PP a se afastar de projetos eleitorais da legenda, acendendo o alerta para possíveis reconfigurações internas e articulações estratégicas com vistas ao próximo pleito.
O anúncio também reacendeu um vídeo de campanha de Pablo Santos, atual prefeito de Picos, gravado durante o período eleitoral de 2024, onde ele mencionava a possibilidade de Aldo Gil não disputar um novo mandato. Com a confirmação da desistência, internautas resgataram a gravação, atribuindo a ela um novo peso político.
Aldo Gil, que é filho do ex-prefeito de Picos Gil Paraibano, justificou sua decisão pela necessidade de focar nos negócios da família, e afirmou que seu cargo está à disposição do partido para futuras decisões.
A movimentação traz novos contornos à corrida eleitoral de 2026 e abre espaço para novas lideranças dentro do Progressistas e possíveis alianças com nomes já cotados nos bastidores.