O Ministério Público do Estado do Piauí instaurou procedimento para apurar a legalidade da contratação da empresa Orceplan Engenharia, Consultoria e Assessoria Ltda pelo município de Santa Cruz do Piauí, administrado pela prefeita Laís Barroso (PT). A contratação ocorreu por meio de inexigibilidade de licitação e abrange os anos de 2024 e 2025.
A portaria que instaurou a investigação foi assinada pela promotora de Justiça Karine Araruna Xavier, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Picos. O objetivo é verificar se a empresa contratada executou efetivamente os serviços previstos no Contrato nº 004/2025, que possui valor global de R$ 108 mil.
Conforme descrito no procedimento, o contrato prevê a prestação de serviços de consultoria para elaboração de projetos de engenharia, estudos técnicos preliminares e assessoria técnica operacional em sistemas federais, como TRANSFERGOV, SIG-RP, SISMO, INVESTSUS, SIGTV, SIGAFUNASA e SIMEC.
A reportagem do Portal Viagora tentou contato com a prefeita Laís Barroso para obter esclarecimentos sobre a investigação, mas, até o fechamento desta matéria, as ligações não foram atendidas e os questionamentos enviados por aplicativo de mensagens não tiveram resposta.
O caso segue sendo apurado pelo Ministério Público.


