O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome vai antecipar o pagamento do Bolsa Família para 13.252 famílias em Picos. O benefício será disponibilizado integralmente na próxima hoje, 20 de janeiro, como medida emergencial para atender às necessidades das famílias impactadas pelas chuvas que castigam o município.
A superintendente da Assistência Social da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Janaína Mapurunga, destacou que a antecipação é uma resposta à situação de emergência reconhecida oficialmente.
“O normal é o Bolsa Família ser pago de acordo com o último número do NIS. Quando comprovamos que o município está em situação de emergência ou calamidade pública, o pagamento pode ser antecipado para todas as famílias no primeiro dia do calendário. Assim, no dia 20, o recurso estará disponível para as famílias de Picos. Muitas delas poderão usar o aplicativo CAIXA TEM para gerenciar seus recursos e fazer pagamentos,” explicou Janaína.
O decreto de emergência, emitido pela Prefeitura de Picos e reconhecido pelo Governo Estadual, foi fundamental para a antecipação do pagamento. A Sasc também acionou recursos estaduais de cofinanciamento, destinados à assistência social no município, e tem equipes no local auxiliando no cadastro de famílias, além de organizar e distribuir doações.
Até o momento, a Sasc já enviou colchões e kits de higiene para ajudar mais de mil pessoas desalojadas. Janaína reforçou que as ações são apenas uma parte do esforço conjunto para minimizar os impactos das chuvas.
A antecipação do pagamento do Bolsa Família representa um alívio financeiro importante para as famílias picoenses que enfrentam os desafios provocados pelas fortes chuvas desde o fim de dezembro de 2024. Com a liberação antecipada, espera-se amenizar parte das dificuldades vividas pelos moradores e garantir o acesso a recursos essenciais.