Na manhã desta quinta-feira, 8 de maio, a cidade de Picos deu início às atividades da campanha nacional “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, com a realização de uma blitz educativa na Praça Josino Ferreira, no centro da cidade. A mobilização tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil.
A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, com apoio da Prefeitura de Picos, e integra uma programação ampliada que se estenderá ao longo de todo o mês, indo além do tradicional 18 de maio, data que simboliza nacionalmente a luta contra esse tipo de violência.
De acordo com o secretário municipal Luzifrank Jr., o foco da campanha em 2024 é alcançar o maior número possível de pessoas com informação. “Este ano, pensamos em não focar apenas no 18 de maio, mas desenvolver ações durante todo o mês. Vamos conscientizar a população, levar essa mensagem ao maior número de pessoas possível e combater a exploração e o abuso de crianças e adolescentes”, destacou o gestor.
Além da blitz educativa desta quinta-feira, já estão previstas outras ações públicas. No dia 13 de maio (terça-feira), será realizado um grande diálogo reunindo mais de 300 profissionais das áreas de educação e saúde. Já no dia 16 de maio (quinta-feira), uma caminhada pelas principais ruas do centro de Picos pretende envolver a sociedade civil e os órgãos públicos na defesa dos direitos da infância.
Durante todo o mês, a campanha também reforça a importância da denúncia anônima de casos suspeitos. “Conheceu algum caso, suspeitou de algum caso, disque 100 e denuncie”, reforçou Luzifrank Jr.