Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, dará início, a partir da próxima segunda-feira (20), ao processo de aração de terras nas comunidades rurais. A medida é essencial para que os agricultores possam iniciar o plantio da safra de 2025.
De acordo com a secretária de Agricultura, Fátima Sá, o município não possui mais tratores próprios, mas o prefeito Dr. Pablo Santos determinou a locação de seis tratores para atender as localidades rurais. “A partir de segunda-feira, estaremos direcionando os tratores para as regiões. Eles permanecerão em cada área até que todas as terras sejam preparadas,” explicou a gestora.
O serviço de aração será realizado conforme um cronograma que está sendo elaborado. “Por exemplo, colocaremos um trator na Gameleira dos Rodrigues, e ele atenderá todas as áreas próximas, como Bocolô e Chapada do Mucambo, até concluir os trabalhos na região,” exemplificou Fátima Sá.
Os agricultores interessados em participar devem se cadastrar na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, localizada na Rua Moacir Luz, no Centro Administrativo, bairro Canto da Várzea. O atendimento acontece das 8h às 14h.
Outra novidade é a ampliação na distribuição de sementes. A Secretaria de Agricultura já recebeu uma tonelada e meia de sementes da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). Além disso, o prefeito Dr. Pablo Santos articulou com o governador Rafael Fonteles e com uma empresa privada para aumentar essa quantidade, garantindo que todos os agricultores do município sejam contemplados. “Estamos confiantes de que, este ano, as sementes chegarão a todos os trabalhadores rurais de Picos,” destacou Fátima Sá.agricultores
A ação também contará com o acompanhamento técnico de quatro engenheiros agrônomos da secretaria, que estarão disponíveis para auxiliar os agricultores. “Se houver pragas ou qualquer outro problema nas lavouras, nossos técnicos irão até as plantações para oferecer suporte e garantir uma colheita mais produtiva,” afirmou a secretária.