Em entrevista à TV Cidade Verde nesta sexta-feira (17), o prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), detalhou as ações adotadas pelo município para solucionar os problemas causados pela chuva na cidade.
Conforme o prefeito, uma das principais preocupações é a assistência às famílias afetadas por inundações.
“No nosso município foram aproximadamente entre 15 mil e 20 mil pessoas que foram atingidas por essas fortes chuvas. Em torno de duas mil pessoas, entre desabrigadas e desalojadas no nosso município, com duas mortes também na nossa cidade”, explicou.
Diante disso, o prefeito destacou o Comitê de Crise com a participação de dez órgãos do Governo Estadual, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que fará o reparo de estruturas danificadas pela chuva.“Prontamente mandou toda a equipe de engenharia a disposição, para que pudessem ser feitos os reparos emergenciais, principalmente na zona rural, onde muitas localidades tiveram as estradas cortadas, as passagens molhadas cortadas, e isso requer uma ação rápida do governo do estado para que a gente possa dar continuidade ao dia a dia do cidadão picoense”, disse.
Pablo Santos comentou sua ida à Brasília, em busca de ações do Governo Federal para o enfrentamento da situação enfrentada por Picos. Além da apresentação do decreto de calamidade pública apresentado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o prefeito citou ações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), já confirmadas pelo ministro Wellington Dias (PT), para assegurar a antecipação do pagamento de benefício às pessoas atingidas pelas chuvas.
“Ele nos ajudou a fazer a antecipação do Bolsa Família do nosso município e a liberação do FGTS para quem é contribuidor. São em torno de R$ 6.220 para quem queira receber esse benefício e o BPC, que também são pessoas que têm algum tipo de deficiência ou que não recolhem a aposentadoria e podem também solicitar uma parcela no valor que eles recebem mensalmente. E isso fracionado na diluição das trinta e seis parcelas posteriores sem nenhum tipo de acréscimo ou de juros, para poder receber esse benefício”, explicou.
Por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram assegurados mantimentos e colchões. “Vai poder disponibilizar para o nosso município cinco mil e quinhentos quilos de alimento, com duas cozinhas comunitárias. É importantíssimo neste momento, pois muita gente que perdeu suas casas, que perdeu todos seus bens materiais, televisão, geladeira, móveis e carros. Então nesse momento é de extrema importância essa união de forças entre o Governo do Estado do Piauí, o Governo Municipal e o Governo Federal”, reforçou o prefeito.
Durante a entrevista, Pablo Santos também destacou o resultado da audiência com o Ministério da Saúde, intermediado pelo deputado Jadyel Alencar (Republicanos) para assegurar o abastecimento de remédios e fortalecimento dos atendimentos nas unidades hospitalares do município. “A ministra disponibilizou uma tonelada de medicamentos para atender a nossa população. As UBS vão ser contempladas com esse abastecimento. Além disso, teremos o incremento no teto da alta complexidade e da atenção básica”, disse.
Já com o Ministério das Cidades, o Prefeito de Picos discutiu ações para atender as famílias que tiveram suas moradias afetadas pelas inundações. “Existe o Minha Casa Minha Vida Calamidade, para aquelas pessoas que perderam as casas e que foi comprovado que perderam. Existe o Bolsa Família Calamidade, então essa parceria com o MDS, a Secretaria de Assistência Social para fazermos esse cadastramento e solicitamos ao Ministério das Cidades para que a gente possa atender essas pessoas que perderam as suas casas”, ressaltou.
VEJA OS VÍDEOS!