Botafogo e Peñarol se enfrentaram nesta quarta-feira (23.10), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelo jogo de ida da semifinal da Conmebol Libertadores. A partida começou com 15 minutos de atraso. O time brasileiro venceu o adversário por 5 a 0 e tem grande vantagem para o jogo de volta em Montevideu, no Uruguai.
Os números mostram que o Botafogo foi muito superior em todo o primeiro tempo do jogo. O adversário só chutou três vezes ao gol, contra oito vezes do Botafogo, que teve 71% posse de bola, contra 29% do adversário. O time brasileiro trocou 277 passes contra 117 do time uruguaio. Apesar de superioridade do Botafogo, a partida terminou empatada na primeira fase da peleja.
No início do segundo tempo, aos seis minutos, Jefferson Savarino fez o primeiro gol para o Botafogo (51 min). Quatro minutos depois (55 min) o argentino Alexander Barboza fez o segundo do Botafogo. Mais quatro minutos à frente (59 min), Savarino ampliou o placar para 3 a Zero.
O time do Botafogo estava determinado em golear o Peñarol. Aos 28 minutos do segundo tempo, Luiz Henrique marcou o quarto gol Botafogo. Igor de Jesus fez o quinto gol do Botafogo aos 34 minutos da etapa final da partida.
Enquanto estava no empate, o jogo foi catimbado pelos uruguaios, que a todo momento cercavam o juiz da partida com reclamações. Mas depois do quarto gol os uruguaios se apressaram deixaram a catimba de lado e foram “correr atrás” do enorme prejuízo
Líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo tenta superar as melhores campanhas da própria história na Libertadores. O clube disputou as semifinais em 1963 e 1973. A equipe vem de empate em casa com o Criciúma levando um gol nos acréscimos, mas está invicta há mais de dois meses (12 jogos).
Os Carboneros, como são chamados os jogadores do Peñarol, são pentacampeões do torneio continental e tentam romper uma seca de quase 40 anos sem levantar a Copa. São três vitórias consecutivas na temporada depois de perder o clássico para o Nacional no Gran Parque Central.
Pelo menos 43 mil torcedores foram ao estádio Nilton Santos prestigiar a partida. A previsão e de que o mesmo número de torcedores compareçam ao jogo de volta em Montevideu.
Fonte: Piauí Hoje